PDV da General Motors pretende reduzir 830 funcionários em São Paulo

PDV da General Motors

PDV da General Motors pretende reduzir 830 funcionários em São Paulo

Acaba de ser anunciado um PDV da General Motors em São José dos Campos (SP), com expectativa de reduzir o quadro de funcionários em 830 posições. Antes deste Plano de Demissão Voluntária, o plano anunciado em outubro era demitir 1.244 funcionários, movimento que o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região explica ter sido derrubado pelo Tribunal Regional do Trabalho.

Como alternativa, foi criado o PDV da General Motors anunciado agora, que tem um objetivo menor de demissões. A montadora alega queda nas vendas e baixo volume de exportações como justificativa para a redução de quadro.

PDV da General Motors
Em outubro, funcionários reagiram ao anuncio de demissões

PDV da General Motors – Detalhes da planta

A fábrica da General Motors de São José dos Campos é uma das mais importantes unidades da empresa no Brasil e foi inaugurada em 1959, pelo presidente Juscelino Kubitschek, a planta já produziu mais de 10 milhões de veículos, incluindo carros, caminhões e motores.

A escolha de São José dos Campos para a instalação da fábrica não foi por acaso. A cidade ficava às margens da rodovia Presidente Dutra, principal eixo de ligação entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, além de ser próxima à Estrada de Ferro Central do Brasil.

PDV da General Motors

Os primeiros veículos produzidos na fábrica foram caminhões Chevrolet 3100. No início dos anos 1960, a GM começou a produzir carros, com o lançamento do Chevrolet Opala. O Opala foi um grande sucesso de vendas e ajudou a consolidar a GM como uma das principais fabricantes de automóveis do Brasil.

Na década de 1970, a fábrica de São José dos Campos passou a produzir também motores. A planta é uma das principais fabricantes de motores da GM no mundo, e produz motores para veículos de passeio, comerciais leves e pesados.

Ao longo dos anos, a fábrica de São José dos Campos passou por diversas ampliações e modernizações. Em 2012, a planta recebeu um investimento de US$ 1,5 bilhão para a produção do Chevrolet Cruze. O Cruze foi um dos primeiros carros de passeio da GM a ser produzido no Brasil com tecnologia global.

Leia também – Tesla Cybertruck 2024- Versões, preços, motorização e autonomia

Compartilhar

Publicar comentário