Como a eletrólise se torna a vilã do trocador de calor de Renegade e Toro

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Como a eletrólise se torna a vilã do trocador de calor de Renegade e Toro

O trocador de calor do câmbio automático 1.8 da Stellantis, componente vital para o bom funcionamento da transmissão, está sob constante risco devido à eletrólise no sistema de arrefecimento. Esse problema, que pode passar despercebido, contamina o óleo do câmbio e em casos extremos, pode gerar um prejuízo de que beira os R$ 20 mil.

O trocador de calor resfria o óleo do câmbio utilizando o líquido de arrefecimento do motor. Em veículos da Stellantis (como Fiat e Jeep), esse componente está conectado ao sistema de arrefecimento, que utiliza uma mistura de fluido e água desmineralizada para manter o motor na temperatura ideal.

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Eletrólise, a vilã do trocador de calor

O problema reside na eletrólise, que gera poros no alumínio do trocador de calor. Esses poros, invisíveis a olho nu e imperceptíveis em temperaturas baixas, se fecham quando a peça esfria. Com o tempo, a ferrugem resultante da eletrólise invade o câmbio, contaminando o óleo lubrificante e comprometendo todo o sistema.

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A Stellantis, ciente do problema, passou a recomendar a troca do fluido de arrefecimento a cada 24 meses a partir de 2018, algo que não era mencionado nos manuais anteriores. Além disso, houve mudanças na especificação e concentração do líquido do radiador.

No entanto, nem sempre isso é suficiente. O líquido de arrefecimento atual, apesar de conter informações sobre o processo de brasagem utilizado na fabricação do trocador de calor, ainda pode gerar resíduos que corroem o componente.

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Sintomas da contaminação do óleo do câmbio com líquido de arrefecimento

Alguns sintomas que podem indicar problemas com o trocador de calor do câmbio automático 1.8 do Renegade, Compass e Toro:

  • Mudanças bruscas nas marchas: Trancos durante as trocas de marcha podem indicar problemas com o fluido do câmbio.
  • Ruídos estranhos na transmissão: Ruídos de atrito ou zumbido podem ser um sinal de desgaste das peças internas da transmissão.
  • Luz de aviso da transmissão acesa: A luz de aviso da transmissão no painel pode acender indicando problemas na transmissão.
  • Nível baixo do fluido do câmbio: A contaminação pode levar ao vazamento do fluido do câmbio, diminuindo seu nível.
  • Presença de água no fluido do câmbio: Um mecânico pode verificar a presença de água no fluido do câmbio através de um teste específico.
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Cuidados Essenciais:

  1. Manutenção Preventiva: Mesmo que não haja sintomas visíveis de problemas, é recomendado substituir o trocador de calor e o aditivo do sistema de arrefecimento a cada 60 mil km
  2. Verificação Regular: Fique atento a qualquer vazamento de fluido próximo ao trocador de calor. Se notar algo incomum, leve o veículo a uma oficina especializada para avaliação.
  3. Utilize o Aditivo Correto: Use o aditivo de arrefecimento recomendado pelo fabricante. Isso ajuda a prevenir a corrosão e a eletrólise.
  4. Evite Água de Torneira: Evite usar água da torneira no sistema de arrefecimento. Prefira água destilada ou desmineralizada.
  5. Substituição Adequada: Se for necessário substituir o trocador de calor, escolha uma peça de qualidade e siga as instruções do fabricante.

Ao seguir as dicas de prevenção e manutenção preventiva, você garante a longevidade do câmbio automático do seu veículo Stellantis e evita dores de cabeça desnecessárias.

Previna-se, cuide do seu veículo e dirija com tranquilidade!

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