A vida de Wilson Fittipaldi e sua trajetória no automobilismo

Wilson Fittipaldi

A vida de Wilson Fittipaldi e sua trajetória no automobilismo

Wilson Fittipaldi Júnior, mais conhecido como Wilsinho, foi um piloto brasileiro que marcou época no automobilismo nacional e internacional. Nascido em São Paulo no dia 25 de dezembro de 1943, ele era irmão do bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi e pai de Christian Fittipaldi, também piloto da categoria.

Wilson Fittipaldi
Foto: Instagram Wilson Fittipaldi

Wilson Fittipaldi iniciou sua carreira no automobilismo no início da década de 1960, seguindo os passos do irmão mais velho. Em 1963, aos 19 anos, venceu o Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford. Nos anos seguintes, competiu em diversas categorias no Brasil e na Europa, incluindo a Fórmula 3 e a Fórmula 2.

A trajetória na Fórmula 1:

Em 1972, Wilsinho chegou à Fórmula 1, estreando pela equipe Brabham. Apesar de ter participado de 38 Grandes Prêmios, não obteve o mesmo sucesso do irmão. Seu melhor resultado foi um quarto lugar no GP da Áustria de 1973.

Wilson Fittipaldi
Foto: Instagram Wilson Fittipaldi

Em 1975, Wilsinho e Emerson se uniram para criar a equipe Copersucar-Fittipaldi, a primeira equipe brasileira de Fórmula 1. A equipe competiu na categoria até 1982, com Wilsinho como piloto e Emerson como piloto e diretor.

Após deixar a Fórmula 1, Wilson Fittipaldi competiu em diversas outras categorias, como a Fórmula Indy, a CART e o Campeonato Mundial de Carros Esporte. Em 1989, ele venceu as 24 Horas de Le Mans junto com o italiano Gianfranco Brancatelli.

Wilson Fittipaldi
Foto: Instagram Wilson Fittipaldi

Os títulos de Wilson Fittipaldi

Wilsinho foi um dos pioneiros do automobilismo brasileiro. Sua trajetória na Fórmula 1 e na Copersucar-Fittipaldi ajudou a abrir caminho para outros pilotos brasileiros na categoria. Ele também foi um grande incentivador do esporte no país, criando a Fórmula Fittipaldi Jr. e a Fórmula 3 Sudamericana.

  • Campeão Brasileiro de Fórmula Ford (1963)
  • Vencedor das 24 Horas de Le Mans (1989)
  • Fundador da equipe Copersucar-Fittipaldi (1975)
  • Participou de 38 Grandes Prêmios de Fórmula 1
  • Melhor resultado na Fórmula 1: 4º lugar no GP da Áustria (1973)

Wilson Fittipaldi faleceu em São Paulo no dia 23 de fevereiro de 2024, aos 80 anos de idade. Ele deixa um legado de paixão pelo automobilismo e de contribuição para o esporte no Brasil. Ele será lembrado como um dos grandes nomes do automobilismo brasileiro. Sua paixão pelo esporte e sua dedicação à carreira o tornaram um exemplo para as futuras gerações de pilotos.

Clique aqui para artigos sobre MANUTENÇÃO

Clique aqui para artigos sobre ELETRIFICADOS

Clique aqui para artigos sobre SUVs

Compartilhar

Publicar comentário