Erro ao pagar Uber no PIX gera indenização para cliente

Erro ao pagar Uber no PIX gera indenização para cliente

Erro ao pagar Uber no PIX gera indenização para cliente

Uma passageira passou por uma situação frustrante ao pagar seu Uber no PIX no valor de R$ 939,00, sendo que a corrida custava apenas R$ 9,39. O erro no valor pago gerou um grande transtorno, com a cliente buscando reembolso sem sucesso.

Após a negativa da Uber e do mototaxista em devolverem o valor excedente, a cliente recorreu à justiça. O 8º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís condenou ambas as partes a indenizá-la por danos morais e materiais.

A passageira alegou que tentou contato com o motorista para solicitar o reembolso logo após pagar o Uber no PIX, mas não obteve resposta. A Uber, por sua vez, se defendeu alegando inexistência de ato ilícito ou cobrança indevida.

Erro ao pagar Uber no PIX gera indenização para cliente
Foto: Uber

Erro ao pagar Uber no PIX foi à justiça

A justiça, no entanto, reconheceu a falha no sistema de pagamento da Uber e a falta de colaboração do mototaxista para solucionar o problema. A decisão determinou o reembolso do valor e também o dano moral.

A juíza Suely Feitosa explicou o dano moral da ação da trapalhada de pagar o Uber no PIX: “O dano moral é aquele que lesiona a esfera personalíssima da pessoa, seus direitos de personalidade, violando, por exemplo, sua intimidade, vida privada, honra e imagem, bens jurídicos tutelados constitucionalmente (…) Como se vê, restou plenamente demonstrada a conduta ilícita da parte requerida, daí, o dever de reparar os danos morais sofridos pela requerente”, observou.

E decretou a sentença, que até então não foi contestada: “Julgo procedentes os pedidos, para condenar solidariamente, a empresa e o mototaxista, a pagarem o valor de R$ 929,6, a título de danos materiais (…) Deverão, ainda, pagar 3 mil reais à autora, pelos danos morais sofridos”.

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