Stock Car terá SUVs e abandonará motores V8 em 2025
A Stock Car promete uma revivavolta com a chegada de novos modelos e motorização inédita na categoria a partir de 2025. A categoria teve início em 1979, ganha cada vez mais destaque no Brasil, e sempre foi disputada com carrocerias cupê ou sedã, como os antigos Chevrolet Opala e Omega, até chegar nos atuais Chevrolet Cruze e Toyota Corolla usados na temporada 2023
Nesta quinta-feira (14), a organização da Stock Car divulgou parte das alterações que vão chegar a partir de 2025, com os carros mantendo a estrutura em chassi tubular, que será coberta com uma bolha remetendo os modelos de origem. A Chevrolet vai aposentar a bolha do Cruze pela do Tracker, enquanto a Toyota trocará a bolha do Corolla pela do Corolla Cross.
A Vicar, organizadora da stock Car, explica que a decisão está alinhada com o gosto do brasileiro, que tem dado preferência aos SUV´s em detrimento aos sedãs, baseada em pesquisas que mostram que a grande maioria dos fãs da categoria considera a mudança muito bem-vinda. Foram 180 fãs questionados, com percentual entre 64 e 77% aceitando a novidade. A variação do percentual está relacionado ao tipo de fã entrevistado, classificados como “fanáticos” e “regulares”.
Por enquanto, poucos detalhes técnicos foram divulgados, mas já se sabe que a empresa ArcelorMittal será responsável pelo desenvolvimento do chassi e da gaiola de segurança dos carros. A Vicar acrescenta que muitas das escolhas técnicas estão pautadas na missão de ter um custo mais competitivo e que há a intenção de exportar a nova plataforma para competições fora do Brasil.
Alterações nos motores da Stock Car
Outra modificação importante anunciada pela Vicar está relacionada ao motor dos carros para a temporada 2025, que devem impactar a dinâmica de pilotagem dos pilotos e também a percepção do público, os motores V8 usados há décadas, serão substituidos por novos motores 2.1 turbo a gasolina de 4 cilindros em linha. Desenvolvido pela Chevrolet especialmente para a Stock Car, devem manter o mesmo nível de desempenho dos motores V8 atuais, com potência de aproximadamente 500cv.
Ficha técnica dos novos SUVs da Stock Car
Projeto: Audacetech, ArcelorMittal, IPT e SENAI
Motor: Audacetech Chevrolet ou Audacetech Toyota
Especificação: quatro cilindros, 2,1 litros, turboalimentado, 16 válvulas e injeção eletrônica, 500 cv (7.600 rpm). Torque 580 Nm (de 4.000 a 6.800 rpm). RPM máximo: 7.600
Eletrônica: Motec e Fueltech
Painel: Fueltech FT700 Plus
Câmbio: XTrac P1529, sequencial e semiautomático, seis marchas, é acionado pelo piloto, mas o mecanismo gerencia o engate. Trocas acionadas por borboletas no volante. Tração traseira
Suspensão: independente nas quatro rodas. Triângulos sobrepostos (“duplo A”). Sistema pushrod. Amortecedores Penske Racing reguláveis de competição
Visibilidade: câmeras integradas ao chassi com visão dianteira e traseira, além de câmera 360 graus interna. As duas primeiras disponíveis no display do piloto. As três usadas em transmissão de prova e app
Aerodinâmica: carenagem a definir. DRS, asa móvel em fibra de carbono
Carroceria: Chevrolet e Toyota, material compósito (incluindo fibra de Carbono, fibra de Vidro, aramida e kevlar), simulações e testes. Fabricação Rallc
Chassi: tubos DP980R da família de Aços Avançados de Alta Resistência, chancela IPT. Homologação CBA
Freios, dianteiros e traseiros: discos ventilados, com pastilhas Fras-le e pinças de competição AP Racing. Seis pistões na dianteira e quatro na traseira
Direção: sistema pinhão/cremalheira, acionamento elétrico
Volante: Grid Engineering, modelo Stock Car
Rodas: Mangels, liga leve, medidas 11,5 x 18 polegadas (diâmetro x largura)
Pneus: Hankook medidas 300-680×18 Hankook
Peso total: 1.100kg (2kg por cv)
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